DIS/UNIFESP - DATASUS/MS - Sobre o projeto Divulgação e Análise dos Dados de Mortalidade do Atestado de Óbito

UNIFESP - EPM

Departamento de Informática em Saúde
Universidade Federal de São Paulo
Ministério da Educação
Rua: Botucatu 862 - Cep: 04023-062 - São Paulo - Tel.: (11) 5574-5234 Fax: 5572-6601

Dados de Mortalidade do Certificado de Óbito no Brasil

Este projeto teve início em agosto de 1999 a partir de uma iniciativa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP ) através do Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (DIS-EPM). Os principais objetivos são fornecer dados sobre mortalidade para os profissionais da área da saúde, fornecer subsídios à vigilância epidemiológica e oferecer às organizações hospitalares uma possibilidade de avaliação crítica dos dados que foram produzidos.

Como projeto piloto, escolhemos um banco de dados de domínio público, os Arquivos de Mortalidade da Base Nacional de Dados sobre Mortalidade, consolidada pela Coordenação de Informações e Análises da Situação de Saúde - CIASS, orgão do Centro Nacional de Epidemiologia - CENEPI, da Fundação Nacional de Saúde - FNS e publicado na página do DATASUS - Ministério da Saúde (DATASUS/MS).

Utilizando linguagens de arquitetura aberta não proprietárias, desenvolvemos um instrumento para explorar esse banco de dados, de forma interativa na Web. Devido ao caráter experimental do projeto e dos limitados recursos econômicos disponíveis, estamos disponibilizando os dados de mortalidade dos residentes no Brasil somente durante os anos de 1997 e 1998. Dessa forma esperamos estar contribuindo para a divulgação e análise dos dados de mortalidade, bem como promover a melhoria da qualidade no preenchimento da Declaração de Óbito.

Voltar para o menu do projetoVoltar para o menu do projeto

Copyright Ó 1997 - 2001, Universidade Federal de São Paulo

Contato: meide@dis.epm.br

Criado em: 10 Oct 1999
Última atualização: